quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DE FOCAR


Como é bom ver um sem número de Editais sendo publicados. Mas e agora, o que fazer? Como se organizar? Qual deles escolher? Vale a pena atirar para todos os lados?

Acredito que essa seja uma das maiores verdades no mundo dos concursos: a importância de focar. É claro que ao iniciar os estudos, todo e qualquer concurso é “o concurso dos sonhos”, e nossa tendência é fazer todos eles, acreditando na real possibilidade de sucesso. Mas com o tempo e a experiência, a maioria dos concurseiros acaba focando em algum concurso específico. E isso é importantíssimo! Ninguém pode dominar todas as matérias e suas intermináveis vertentes, daí a importância de se dedicar a um cargo específico (ou para aqueles que fazem parte do mesmo “pacote”).

A verdade é que é praticamente impossível migrar a cada dois ou três meses de um determinado assunto para outro (aqui me refiro a legislações específicas dos órgãos). Como sair de um regimento interno de Tribunal, Direito do Trabalho e legislação correlata para Organização dos Serviços de Telecomunicações, Regulamento e Resoluções das Agências Reguladoras e seus respectivos Regimentos Internos de um mês para o outro? Ou ainda, de tudo isso para Estatuto da Criança e Adolescente, Estatuto do Desarmamento, Lei dos Crimes Ambientais, Leis dos Crimes Hediondos, Crimes de Tortura e Política Nacional sobre Drogas. Não funciona! Acredite.

Mas e agora, o que fazer? São tantas as opções. Se você já vinha focado em determinado concurso, a coisa vai ser muito, muito mais fácil. Provavelmente você já vinha estudando com base no último Edital, e se tiver sorte, pouca coisa vai mudar. Se você está nesta situação, basta continuar com o cronograma e intensificar o tempo de estudo e a resolução de exercícios comentados. Dificilmente você não alcançará o sucesso. Por outro lado, se vai começar agora, com o Edital publicado, vai precisar de muito mais tempo e dedicação para chegar lá. O principal, nesta situação, talvez seja a organização. É necessário escolher um determinado rumo, se organizar, fazer o cronograma de estudos, cumpri-lo fielmente e seguir nesse sentido. Se o fizer, acredite, tudo vai funcionar e as chances serão, de fato, reais.

E como se organizar? Este talvez seja o segredo da maioria dos aprovados em concursos públicos. Separe as matérias, faça um cronograma. Tente abarcar todo o conteúdo do Edital, mesmo que isso lhe custe um mês e meio/dois de total sacrifício. Reúna bons materiais e muitos exercícios comentados. Se possível, faça isso antes do Edital, usando como base o concurso passado. Depois disso meu amigo, mãos à obra! Dia após dia. Pois como disse o grande poeta alemão Johann Goethe, “Um grande sacrifício é fácil, os pequenos sacrifícios contínuos é que custam”. Mantendo o foco, estude sempre para um determinado segmento e você acabará fortalecendo cada vez mais sua base de conhecimentos, e com o tempo, alcançará a aprovação (provavelmente, mais de uma).
http://concurseirosolitario.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Policia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO DA POLÍCIA FEDERAL 2014

Concurso Policia Federal  AGENTE ADMINISTRATIVO DA POLÍCIA FEDERAL 2014
Garanta já a sua apostila para concurso público da Polícia Rodoviária Federal, para o cargo de Agente Administrativo. São 216 vagas com remuneração de R$ 3,937,77 com carga horária de 40 horas. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir Nível Médio. PARA ADQUIRIR OU TER MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE NA IMAGEM

Adsens